quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Pedro M. Amaral: Circum-Ambulação

Outro conto no ponto certo, este Circum-Ambulação (bibliografia), e com o agradável aditivo de contar mesmo uma história. Ou umas quantas histórias, talvez melhor dizendo. Pedro M. Amaral apresenta um texto com verdadeira graça, inteiramente integrado no espírito da coisa, pois a doença que tem por base é, realmente, não só notável como invulgar. E provavelmente também excêntrica e desacreditada.

O nome é descritivo. Trata-se de uma enfermidade que consiste na incapacidade de recuar (ou sequer de se virar no mesmo sítio), a qual obriga os afligidos a descrever círculos para chegar a pontos situados atrás de si. Pensem num carro sem marcha-atrás; é assim. Para a caracterizar, Amaral conta várias histórias relacionadas com casos de pacientes ou de médicos-investigadores específicos, incluindo alguns gags que podiam resvalar para alguma patetice mas (talvez por eu ser pateta) me fizeram sorrir, como o nome do paciente onde primeiro se terá identificado a doença: o pastor Leite C. Alhado.

O resultado é um texto equilibrado, divertido, bem escrito e muito bem integrado no conjunto. Aprovado.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.