quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

João Seixas: Uma Apreciação do Dr. Anófeles Calamar Trindade - O Homem e o Médico

Este livro de que vos tenho estado a falar divide-se em duas partes. A primeira é a tradução da edição americana, dedicada à obra do charla... hum... do insigne médico cujo nome vem no título: o Thackery T. Lambshead. A segunda é uma espécie de apêndice em tudo semelhante ao livro principal: uma compilação significativamente mais pequena de casos médicos bizarros recolhidos pelo equivalente português de Lambshead: um tal Anófeles Calamar Trindade. E este texto do João Seixas é o prefácio dessa compilação. Absolutamente ficcional, claro.

Intitula-se Uma Apreciação do Dr. Anófeles Calamar Trindade - O Homem e o Médico (bibliografia), mas na verdade não é um texto lá muito apreciativo. O Dr. João Seixas, alter-ego do autor do mesmo nome, dá uma no cravo, enquanto também vai dando algumas subtilmente na ferradura, e ao garantir a pés juntos que a sua edição da compilação do Dr. Trindade é inteiramente legal semeia a dúvida sobre essa legalidade e consequentemente sobre o seu próprio caráter. Ou seja: este conto está ótimo; Seixas conseguiu aqui criar uma personagem capaz de ombrear com o Lambshead importado e fá-lo com o mesmo tipo de verve usada pelos autores da coletânea original, devidamente adaptada à realidade portuguesa e lusófona.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.