quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Guilherme Barros da Fonseca: Espondilose Agnose da Membrana Geográfica

E aqui estamos perante um texto que seria bastante melhor e, talvez paradoxalmente, teria bastante mais piada, se o autor não se esforçasse tanto por ter piada. Porque a ideia, uma doença que provoca espirros, os quais provocam o teletransporte do espirrador, é ótima, capaz de proporcionar situações verdadeiramente hilariantes, e o "engraçadinhismo" de que o autor dá provas não só é desnecessário como chega até a tornar-se prejudicial.

De resto, ele é visível tanto no título como na forma como o autor assina. Não é Guilherme Barros da Fonseca, mas sim Dr. Guilherme "Santinho" Barros da Fonseca. O "Dr." faz parte; praticamente todos os autores presentes na antologia vestem a pele de médicos, mais ou menos charlatânicos. Mas a piadola escusada do "Santinho" dá uma ideia do que se encontra no texto. E o título não fica atrás: Espondilose Agnose da Membrana Geográfica (bibliografia) não significa quase nada, é puro nonsense.

Talvez seja só problema de compatibilidade de sentidos de humor, embora eu também seja dado à parvalheira quando estou para aí virado, como bem sabem todos os que me conhecem razoavelmente bem, mas o facto é que me parece que sem este tipo de coisa, e sem algumas bicadas a factos e personagens da contemporaneidade portuguesa da época, que rapidamente perderam relevância e, por conseguinte, piada, este conto poderia ter saído muito bom. Alguns dos exemplos de teletransporte para situações insólitas que Fonseca apresenta têm tanta graça em si mesmos que ela só sairia reforçada se fossem apresentados de uma forma mais séria e talvez sem a companhia de outros exemplos menos bem conseguidos.

Dito isto, o conto é divertido. É certo que é um pouco desequilibrado, que não será tão bom como poderia ter sido, o que é sempre algo frustrante, mas está longe de ser mau.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.