segunda-feira, 5 de agosto de 2019

E vão três.

Diga um, diga dois, diga três, lá vamos nós outra vez.

Pois é. Quem segue a Lâmpada regularmente e vê este boneco aqui ao lado já deve ter percebido: alguém me nomeou outra vez para um prémio da European Science Fiction Society. É a terceira nomeação para um prémio que não ganharei nunca por motivos que já expliquei das outras duas vezes, numa análise que não tenho nenhum elemento que me leve a alterar. Continuo com a mesma opinião: a nomeação é agradável porque indica que há alguém que acha o meu trabalho bom o suficiente para a merecer, mas basicamente irrelevante porque, voluntarismos bem intencionados à parte, não existe um mercado europeu de ficção científica e fantástico e praticamente ninguém conhece o trabalho de ninguém. Nem eu faço alguma ideia se mereceria o prémio ou seria simplesmente ridículo vencê-lo.

Sim, porque desta vez estou nomeado para melhor tradutor e se há coisa que toda a gente ignora por completo é a competência dos tradutores ativos no país do lado. Na verdade, mesmo que existisse um mercado europeu de FC essa ignorância manter-se-ia: o trabalho de um tradutor está demasiado ligado à língua de destino para poder ser de outra forma. Se algumas das categorias até são passíveis de avaliação mais ou menos objetiva, como as ligadas às artes visuais, a da tradução não é nem nunca será. Eu sei que contra mim falo, mas as coisas são como são, não há forma de lhes fugir.

Enfim...

É a segunda vez que sou nomeado pelas traduções, depois de o mesmo ter acontecido há cinco anos e de há três ter sido nomeado pelo Bibliowiki. A ESFS insiste em publicar as nomeações em PDFs, mas quem quiser saber quem foi nomeado e por quê pode descarregá-los daqui. Há por lá mais portugueses, naturalmente. Sei que alguns dão mais importância a estes prémios que eu, mas continuo a achar que seria muito mais importante, viável e lógico se fizéssemos um esforço para criar prémios verdadeiramente lusófonos, lamento. Ou pelo menos para criar condições que viabilizassem a existência de um prémio assim. E foi basicamente para voltar a dizer isto que escrevi este post. De outra forma bastaria um "olha, giro, fui nomeado" e siga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.