domingo, 11 de agosto de 2019

Francisco e Marcos Mariani Casadore (eds): Macondo, nº 6

A minha busca por material passível de ser encaixado no Bibliowiki leva-me muitas vezes a tomar contacto com publicações que de outra forma ignoraria por completo. Não necessariamente por não me interessarem, embora aconteça com certa frequência; Muitas vezes são publicações cika exostência desconhecia e só encontro porque me aparecem nas buscas que faço por outras coisas. No caso desta Macondo nº 6, revista (ou fanzine) literária eletrónica liderada por Francisco e Marcos Mariani Casadore (irmãos? Provavelmente), foi uma busca por João do Rio que ma pôs nas mãos virtuais.

E é uma publicação eminentemente literária, no que esse termo tem das assim chamadas "belas letras". Os textos selecionados pelos editores são quase invariavelmente (a maior exceção é precisamente o texto do João do Rio) daqueles que colocam o embelezamento da frase acima de qualquer outra consideração, mesmo quando esse "embelezamento" vai tão longe que se torna feitiço virado contra o feiticeiro. Há poesia, obviamente, há contos, sempre bastante curtos, mas também há opinião, um ensaio (bastante interessante, diga-se) sobre Molière, uma crónica e um punhado de críticas.

É uma abordagem à literatura que está bem distante da que mais me agrada, pelo que é natural que eu não saia desta leitura particularmente satisfeito. Mas há aqui alguns bons textos, mesmo quando não me agradam por aí além. E, claro, apesar de não ter encontrado nada no texto do João do Rio que possa qualificá-lo para inclusão no Bibliowiki, encontrei outro texto que lá cabe, pelo que não posso dar por mal empregado o tempo que gastei nesta leitura.

Eis o que achei sobre os contos e poemas desta publicação:
Esta publicação está disponível na internet, por exemplo no Calaméo.

1 comentário:

  1. Sim, são irmãos.
    Marcos consta in memoriam, faleceu ontem aos 35 anos.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.