sábado, 31 de agosto de 2019

Isabel Cristina Pires: O Príncipe Mais que Perfeito

E de novo, o infodump. Tal como no conto de Sacha Ramos, também este conto de Isabel Cristina Pires tem no despejo da informação necessária para se compreender o universo ficcional em que se desenvolve o seu principal calcanhar de Aquiles, ainda que aqui o problema seja menos sério por haver menos informação a despejar. Porque, embora O Príncipe Mais que Perfeito (bibliografia) seja um conto de história alternativa, também é um conto de ficção científica mais tradicional, e é esta a sua faceta predominante.

Assim, a alteridade da linha histórica é despachada em pinceladas rápidas e é também em pinceladas rápidas que ficamos a saber que o príncipe, protagonista da história e herdeiro do trono, é um indivíduo geneticamente manipulado a fim de realmente ter as qualidades "superiores" que a propaganda monárquica atribui aos membros das famílias reais. Surpreendentemente para os cientistas que lhe manipularam o ADN, e de forma preocupante para a casa real, que vê no facto um atavismo indesejável, o miúdo afeiçoa-se a um cão. O que fazer para anular tal anomalia? Argumente-se com ele, decide-se. E o resultado da argumentação constitui um final surpresa eficaz e vagamente arrepiante.

Este é um conto que é bom apesar do infodump. Ou bonzinho, vá. Realmente bom seria se o infodump não estivesse lá, mas em menos de quatro páginas não é possível fazer milagres e há que reconhecer que Isabel Cristina Pires reduz o infodump ao mínimo indispensável. E escreve bem. Consequentemente, apresenta o melhor conto de história alternativa que o livro inclui até ao momento.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.