quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Nuno Costa Santos: O Fim da Dívida

Esta coleção de ebooks está repleta de humoristas, com maior ou menor sucesso e com um grau muito variado de experiência nisto de escrever ficção propriamente dita, que não é bem a mesma coisa de escrever textos para serem lidos na rádio ou servirem de guiões para programas de TV. E Nuno Costa Santos é mais um.

Sabendo-se que estes ebooks foram publicados em 2013, não é muito difícil de perceber qual é o assunto de um conto com um título como O Fim da Dívida. Trata-se, claro, de um texto satírico sobre a situação económica de Portugal nos anos da troica, retratada de forma alegórica pelos problemas de um tal João, que "tinha tudo a crédito". E tem mais piada que a maioria dos textos dos outros humoristas que aqui publicaram. Na verdade, parece ter sido mais concebido para ter piada que a maior parte dos outros. Essa é a parte boa no que toca à piada; a parte má é que mesmo assim não tem muita.

João até pode ter tudo a crédito mas é um tipo cumpridor e trabalhador, fazendo biscates para cumprir com as suas obrigações. Mais ou menos como Portugal. E obviamente que acaba endrominado pelo funcionário do banco que lhe trata das finanças, que é assim uma espécie de Alemanha. Tudo muito óbvio, o que é um problema, e também quase tudo demasiado amargo para realmente fazer sorrir. Mas o problema maior é que se há coisas que fazem sentido numa história em que as personagens são estados e o enredo é macroeconómico, na microeconomia das relações de pessoa com pessoas deixam de fazer, pelo que a alegoria sai inevitavelmente coxa. Um uso bom dos oralismos, uma prosa bem ritmada e a meia dúzia de piadas que realmente fazem sorrir compensam estes problemas até certo ponto, mas só até certo ponto.

E por isso, este conto de Nuno Costa Santos é razoável. Não é dos piores que se encontram nesta coleção, mas também está longe dos melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.