Ficção portuguesa:
- O Invisível, a sua Sombra e o seu Reflexo, de António Bizarro
- Imprudentes, de Ana Cláudia Dâmaso
- Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago (2x)
- História do Cerco de Lisboa, de José Saramago
- In Falsetto, de Luís Filipe Silva (conto)
- A Batalha da Escuridão / The Dark Sea War Chronicles, de Bruno Martins Soares
- In Vino Veritas, de João Ventura (conto)
- Sobre a Imortalidade de Rui de Leão, de Machado de Assis
- Amaimon, de Lucas Barbosa
- Fome, de Márcio Benjamin
- Matando Gigantes, de Claudia Dugim
- Assim na Terra Como Embaixo da Terra, de Ana Paula Maia
- Fractais Tropicais, org. Nelson de Oliveira
- O Vale dos Mortos, de Rodrigo de Oliveira
- O Silêncio dos Livros, de Fausto Luciano Panicacci
- A Telepatia São os Outros, de Ana Rüsche
- Manjedoura, de Sandro J. A. Saint
- Diário Macabro, nº 1, ed. Nathalia Scotuzzi
- Diário Macabro, nº 2, ed. Nathalia Scotuzzi
- Frankenstein Desencadenado, de Brian W. Aldiss
- Opostos, de Jennifer L. Armentrout
- Eu, Robô, de Isaac Asimov
- O Dia dos Caçadores, de Isaac Asimov (conto)
- Pobres Imbecis, de Isaac Asimov (conto)
- O Ano do Dilúvio, de Margaret Atwood
- O Conto da Aia, de Margaret Atwood
- Toda a Cerveja de Marte, de Gregory Benford (conto)
- O Homem Demolido, de Alfred Bester
- Raízes do Mal / Mentes Inquietas, de Gwenda Bond (5x)
- Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken
- Fúria Vermelha, de Pierce Brown
- Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
- A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler (2x)
- A Parábola dos Talentos, de Octavia E. Butler (2x)
- História da Floresta que se Vinga, de Italo Calvino (conto)
- História do Guerreiro Sobrevivente, de Italo Calvino (conto)
- Antologia da Literatura Fantástica, org. Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo (2x)
- A Coroa, de Kiera Cass
- A Herdeira, de Kiera Cass
- O Mundo Resplandecente, de Margaret Cavendish
- Nova Iorque Sob Trevas, de Adam Christopher
- Um Dia Na Vida do Século XXI, org. Arthur C. Clarke
- A Biblioteca Invisível, de Genevieve Cogman
- O Lagarto de Woz, de Edmund Cooper (conto)
- Timewyrm: Revelation, de Paul Cornell
- Vox, de Christina Dalcher
- Blade Runner, de Pilip K. Dick
- The Bullet-Catcher's Daughter, de Rod Duncan
- The Custodian of Marvels, de Rod Duncan
- Unseemly Science, de Rod Duncan
- A Cruz de Fogo, de Diana Gabaldon
- O Jardim Diabólico, org. Vic Ghidalia
- Neuromancer, de William Gibson (2x)
- O Periférico, de William Gibson
- Vinte e Dois Passos Para o Apocalipse, de Terence M. Green e Andrew Weiner (conto)
- A Curva do Sonho, de Ursula K. Le Guin (4x)
- Os Despojados, de Ursula K. Le Guin
- A Máquina do Tempo Acidental, de Joe Haldeman
- Guerra sem Fim / The Forever War, de Joe Haldeman (2x)
- Heretics of Dune, de Frank Herbert
- Synthespians, de Craig Hinton
- A Loja do Desejo Agridoce, de Rhys Hughes (conto)
- Os Engonços da Quionga, de Rhys Hughes (conto)
- À Beira da Eternidade, de Melissa E. Hurst (3x)
- Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
- Buick 8 - Um Carro Perverso, de Stephen King
- Cell - A Chamada da Morte / Celular, de Stephen King (2x)
- Novembro de 1963, de Stephen King
- Sob a Redoma, de Stephen King
- O Preço das Laranjas, de Nancy Kress (conto)
- A Balada do Black Tom, de Victor LaValle
- Os Dias Escuros, de Manel Loureiro
- Ladra de Almas, de Sarah J. Maas
- O Corpo Dela e Outras Farras, de Carmen Maria Machado
- Lovestar, de Andri Snær Magnason
- Alarma Galáctico, de Kurt Mahr
- Às Cegas, de Josh Malerman
- Amanhã: Quem Tem Medo da Noite, de John Marsden
- Nightflyers, de George R. R. Martin (3x)
- Máquinas como Eu, de Ian McEwan (2x)
- A Altura Deslumbrante, de Katharine McGee
- Revolta, de Kass Morgan
- Mundo em Caos, de Patrick Ness (2x)
- 1984, de George Orwell (2x)
- The Prestige, de Christopher Priest
- A Bússola de Ouro, de Philip Pullman
- The Deviant Strain, de Justin Richards
- Trail of Lightning, de Rebecca Roanhorse
- Ano Um, de Nora Roberts (4x)
- Red Mars, de Kim Stanley Robinson
- Crave a Marca, de Veronica Roth
- We Can Be Mended, de Veronica Roth (conto)
- Coração de Aço, de Brandon Sanderson
- Guerra do Velho, de John Scalzi
- A Última Colônia, de John Scalzi
- The Consuming Fire, de John Scalzi
- Frankenstein, de Mary Shelley (2x)
- Seca, de Neal Shusterman e Jarrod Shusterman (2x)
- Quando as Estrelas Caem, de Meagan Spooner e Amie Kaufman
- O Homem que Caiu na Terra, de Walter Tevis
- Minha Mulher, de Steven Utley (conto)
- The Big Book of Science Fiction, org. Jeff VanderMeer e Ann Vandermeer
- Dezasseis, de Rachel Vincent
- Matadouro-Cinco, de Kurt Vonnegut (2x)
- A Máquina do Tempo, de H. G. Wells
- Um Sonho do Armagedão, de H. G. Wells (conto)
- Artemis, de Andy Weir (2x)
- Impostores, de Scott Westerfeld (2x)
- Iridescência, de Dean Whitlock (conto)
- Interferências, de Connie Williams
- Marciana Idiota, de John Wyndham (conto)
- Megalon, nº 1, ed. Marcello Simão Branco e Renato Rosatti
- Traduzindo Ficção Científica: Samuel Delany, de Eduardo Andrade Barbosa de Castro
- Utopia, feminismo e resignação em The Left Hand of Darkness e The Handmaid’s Tale, de Ana Rüsche
- Ursula K. Le Guin: Otherworldly literature for nonhuman times, de Melina Pereira Savi
- Ursa menor: notas sobre ficção científica e fantasia, de Marco Antonio Valentim
- Wholeness and Balance in the Hainish Novels of Ursula K. Le Guin, de D. Barbour
- 21 Lições para o Século 21, de Yuval Noah Harari
- The Unity of “Childhood’s End”, de J. Huntington
- Imagining the Future: Zamyatin and Wells, de Patrick Parrinder
- Childhood’s End: A Median Stage of Adolescence?, de David N. Samuelson
- Utopia and Science Fiction, de Raymond Williams
Também o Brasil anda fraco. Com apenas 10 comentários a material brasileiro, mesmo que se lhes acrescentem mais dois sobre publicações que incluem ficção brasileira e em tradução, este foi dos piores meses de sempre lá por aquelas bandas, fruto em parte do abrandamento na atividade de alguns blogues virados sobretudo para a leitura e comentário a material brasileiro, o que de resto também aconteceu por cá. A coisa foi tão fraca que desta vez nem há destaques a fazer, pois cada autor aparece na lista uma única vez.
Em contraste, os comentários a material não lusófono abundam. 92 não é o maior número de títulos de sempre, desce até 2 desde o mês anterior, mas é um dos números mais elevados que já apareceram e este mês a desproporção relativamente ao material lusófono, tanto brasileiro quanto português, é imensa. Julgo que nunca antes tinha sido tão grande. Basicamente, temos quase seis vezes mais comentários a material traduzido (ou na língua original) do que a material lusófono, o que é um bom reflexo da fragilidade das FCs lusófonas (e no caso português da quase total ausência de edições em 2019). Os destaques vão para Gwenda Bond, cuja novelização recebeu 5 comentários, Octavia Butler, com 4 comentários a dois títulos diferentes, Ursula Le Guin, com 5 comentários também a dois títulos, Stephen King, também com 5 comentários mas a quatro títulos diferentes, e Nora Roberts, com 4 comentários a um só título.
Por fim, este mês há também a referir a grande quantidade de comentários a obras de não-ficção, tanto brasileiras quanto não-lusófonas. Embora sejam fruto quase exclusivamente de um só site, é muito invulgar que este tipo de obra se aproxime dos comentários a ficções lusófonas, como foi o caso com os 5 comentários a não-ficção brasileira (um deles refere-se a uma publicação que inclui também ficção, mas não científica) e 6 a não-ficção internacional. Veremos se é caso único ou tendência que prossegue nos próximos meses, e também se a atual fase má das ficções lusófonas se prolonga ou não.
Até ao mês que vem.
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