segunda-feira, 22 de junho de 2020

Harvey Jacobs: Placebose Pós-Traumática

Ah! Uma verdadeira história! É destas que eu realmente gosto. Harvey Jacobs, para apresentar a sua Placebose Pós-Traumática (bibliografia), conta a história do primeiro (e único?) indivíduo afetado pela doença, um tal Horace Wolf. Este desenvolve uma série vasta e variada de sintomas, alguns dos quais a atirar para o hilariante, depois de participar por várias vezes em estudos farmacológicos nos quais lhe é sempre administrado um placebo. Vem-se a constatar que o seu sistema imunitário é praticamente imbatível... e que é essa a fonte dos seus problemas. O médico que descreve a doença (o próprio Harvey Jacobs, claro) afirma também tê-lo curado. Como? Adoecendo-o, evidentemente. Pois de que outra forma será possível curar uma doença causada por um sistema imunitário que impede o paciente de ficar doente?

É destes pormenores irónicos que se constrói esta história. Francamente divertida, concebida de forma inteligente e uma verdadeira história, não uma simples descrição de doença em tom pseudofactual, tem tudo para me agradar. E de facto agradou. Não me parece que chegue ao nível das melhores histórias deste livro, pois algumas são geniais, mas é bastante boa.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.