domingo, 14 de junho de 2020

Leiturtugas #62

Coisas razoavelmente caóticas são assim: variam. E a leitura de FC e fantástico é caótica por natureza, visto que cada leitor tem completa autonomia para decidir se e quando lê e o quê. Portanto não deverá ser surpresa para ninguém que um projeto como o das Leiturtugas tenha semanas, e por vezes meses inteiros, de completa paragem, para depois de repente se encher de atividade. E no entanto, apesar de saber disto, eu ainda me surpreendo.

É que esta semana começou, mais uma vez, com a Cristina Alves, e de novo com BD, através da opinião que ela publicou sobre o álbum Sentinel, de Luís Louro. Edição da Asa. Sendo BD, conta como "sem FC", pelo que a Cristina passa a 0c6s.

Depois, a Maria veio-me avisar de algo que me tinha passado despercebido: ela já tinha publicado, ainda em maio, a sua opinião sobre o célebre Terrarium da dupla João Barreiros e Luís Filipe Silva. A edição que leu foi a da Saída de Emergência. É um livro de FC, claro, pelo que a Maria se estreia no ano com 1c0s.

A seguir foi a vez do Artur Coelho publicar mais uma opinião sobre FC portuguesa, desta feita sobre o livro Sally de um tal Jorge Candeias. Sim, aquele que ganhou no sorteio de abril. É uma edição da Colibri, e o Artur passa assim a 2c4s.

O mesmo Jorge Candeias, moi même, também teve a sua/minha participação na abundância da semana, graças à opinião publicada sobre a antologia Talentos Fantásticos, organizada por Carlos Lopes e publicada pela edita-me. É um livro que tem FC, embora não muita e nem toda portuguesa. Mas tem, pelo que as minhas sinalefas passam a 2c2s.

Por fim, quase a fechar a semana a Cristina Alves volta à carga, opinando desta feita sobre um conto de Marta Afonso, intitulado Senhora da Boa Hora e publicado na Antologia de Ficção Especulativa Queer. E mesmo a fechar a semana publicou mais uma opinião sobre outro conto da mesma antologia: Contenção de Custos, de Inês Montenegro. O primeiro é um conto de FC, o segundo é fantasia urbana, sem FC, portanto, pelo que as sinalefas da Cristina passam a ser 1c7s.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.