segunda-feira, 8 de junho de 2020

Martin Wesley Newell: Lassitude Poética

Martin Wesley Newell parece ter decidido aproveitar para troçar um pouco dos poetas românticos, e muito em especial dos poetas românticos de Inglaterra. Nada a opor. Assim, descreve uma doença apropriadamente chamada Lassitude Poética (bibliografia), muito prevalente no século XIX, a qual consiste de uma série de sintomas melodramáticos, daqueles que costumamos encontrar nas ficções do Romantismo, sem sequer se esquecer de frisar que tal enfermidade atinge sobretudo os jovens herdeiros das classes ociosas.

A ironia é forte e certeira e o texto está bastante bem escrito. Quem se contente com isso, saboreará o acepipe e lamberá os beiços. Já eu, gostaria de mais alguma coisa. Não deixei de achar o texto divertido mas, como tenho dito, gosto bastante mais destes continhos quando eles contam uma história. Não é o caso deste.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.