terça-feira, 9 de junho de 2020

Stepan Chapman: Lepra Óssea

Ora eis uma "descrição de doença" que está mesmo de acordo com o meu gosto. Lepra Óssea (bibliografia) é precisamente o que o nome indica: uma variante da lepra que, ao contrário da doença bem conhecida pela ciência, ataca os ossos, levando-os a fugir de dentro da carne, acabando as vítimas por sobreviver a duras penas sem um esqueleto que as suporte. A ideia faz lembrar um pouco um conto famoso de Ray Bradbury, mas só um pouco. É uma boa ideia, e a execução só a melhora, pois Stepan Chapman conta realmente uma história.

Mais: conta-a com sofisticação. É a história de uma leprosaria onde, cerca de 1520, teriam surgido os primeiros casos da doença. Situada no seio do Império Otomano, a leprosaria era gerida por uma ordem monástica, como era hábito da época, e o conto narra a forma como os pacientes da lepra óssea, chamados "desossados", acabam por fundar uma ordem própria, liderada pelo paciente original, o qual teria ficado conhecido como Santo Calamaro. Tudo isto é divertido e tão bem feito que até inclui um excerto de duas páginas de uma "hagiografia de São Calamaro", onde, com um estilo literário aproximado da escrita medieval (bastante bem servido pela tradução, diga-se de passagem, a qual não deve ter sido fácil), se narra a história deste paciente e se fornecem mais algumas informações mais ou menos lendárias sobre a doença.

Este conto é excelente.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.