segunda-feira, 8 de junho de 2020

Isaac Asimov: Tempo Para Escrever

É curioso como começa a parecer-me que os contos que, nesta série do Azazel, estão mais bem conseguidos são aqueles em que Isaac Asimov se debruça sobre algum aspeto do mundo literário e da condição do escritor. Tempo Para Escrever (bibliografia), como de resto o próprio título já o indica, é um desses contos.

O protagonista é um escritor razoavelmente frustrado, o que de resto é condição comum na classe. E também razoavelmente paranoico, pois parece estar convencido de que o universo inteiro conspira para o fazer perder tempo, o qual melhor seria empregue se estivesse a utilizá-lo para escrever. Problema bicudo que, já se percebe, está mesmo a jeito de ser resolvido pelo demoniozinho. E claro que lá vem ele.

E claro que a solução que o demónio arranja, resolvendo o problema — o homem passa de um dia para o outro a ter todo e qualquer desejo satisfeito na hora — não resolve o problema. Porque o escritor é um bicho complicado e a insatisfação é parte daquilo que gera o impulso criativo. Esta é a tese de Asimov, pelo menos. Sem insatisfação a máquina emperra, e o homem, longe de passar a escrever mais, passa a escrever menos.

Um conto bastante bom, este.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.