sexta-feira, 12 de junho de 2020

Mia Couto: A Velha e a Aranha

Mais um dos belos contos fantásticos de Mia Couto, e também mais um dos seus contos de guerra e morte, este A Velha e a Aranha tem como protagonista uma velha mãe que espera o regresso do seu filho da guerra. Civil, presume-se. O leitor acompanha brevemente o frenesim de preparativos da velha, e o momento em que as coisas mudam, quando ela encontra uma teia e uma aranha. No desfecho, surge a magia a dar-nos conta de que os preparativos da mãe foram em vão e da guerra só regressou um fantasma ou as botas de um fantasma. E a velha, encasulada.

É mais um conto magnífico, este. Mia Couto domina a arte da narrativa breve como poucos, e é como poucos capaz de insuflar uma série de camadas de significados numa historinha de duas páginas. Esta é uma história sobre o amor maternal, sobre a guerra e as suas consequências, sobre a vida e a morte. Em duas páginas.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.