domingo, 24 de janeiro de 2021

Félix Augusto: Síndroma de Intrínseca Inversão de Princípios

Embora haja por aí a ficção de que a cultura é de esquerda, ficção essa provavelmente motivada pelas vistas curtas de muita gente que acha as atividades artísticas inúteis por contraponto às que são realmente úteis, o empresariado, a realidade é que eu conheço, pessoalmente ou não, vários autores muito reaças. Uns são bons, outros nem por isso, como os autores de outras ideologias, mas numa coisa eles tendem a diferenciar-se dos de esquerda: embora muitos tentem ter piada são muito poucos os que conseguem realmente tê-la. Ao contrário da cultura em geral, o humor parece ter mesmo um certo pendor esquerdista.

Mas serem poucos os que têm piada não quer dizer que não existam. E, ajuizando por este conto, tudo me leva a crer que Félix Augusto é um deles. É que Síndroma de Intrínseca Inversão de Princípios (bibliografia) é apenas um dos nomes da doença que inventou. Os outros? Pé Proletário, que tal? Ou Mal do Comunista?

Sim, Félix Augusto deve ser reaça. O primeiro parágrafo da sua história sobre o "mal do comunista" é bastante sugestivo quanto a isso, aliás, afirmando que a doença, segundo "vários antropólogos", "acompanha a humanidade desde que esta aprendeu a mentir". Por outro lado, também pode não ser, pois os alvos do seu sarcasmo não são os comunistas propriamente ditos, aqueles coerentes e firmes nas suas ideias, mas os que se tornam comunistas assim que a mudança de regime passa a aconselhar a mudança ideológica. E também os que fazem o trajeto inverso quando o vento muda de direção. Os oportunistas, em suma. Que não pareça fazer grande distinção entre uns e os outros é mais uma semente de dúvida que deixa no ar.

Seja como for, tem piada. A doença que arranja é mais uma das doenças de metamorfose que aparecem tão frequentemente neste livro, mas ele explora-a bastante bem, de forma bastante divertida, debruçando-se sobre os problemas que advêm do facto de órgãos direitos ou situados à direita se tornarem órgãos esquerdos ou mudarem para a esquerda e vice-versa. Este é um bom conto, perfeitamente integrado no espírito da coisa. Seja ou não o seu autor reaça.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.