domingo, 17 de janeiro de 2021

Eça de Queiroz: O Defunto

Pronto, as antologias e a sua tendência para repetirem textos voltaram a fazer das suas: Eça de Queiroz reaparece aqui na Lâmpada acompanhado do seu conto O Defunto (bibliografia). Que Eça reapareça não tem nada de mais; mas esta é a quarta aparição de O Defunto, o que talvez seja algo exagerado. E sim, reli, ainda que deva admitir que esta leitura foi algo diagonal, e nada tenho a acrescentar ao que disse aquando da leitura anterior (afinal, decorreu pouco mais que meio ano entre as duas).

Desta leitura, na verdade, fica apenas um toquezinho de humor. É que o conto, como se sabe, se ambienta em Segóvia e arredores, cidade castelhana situada a norte e não muito longe de Madrid. De resto, o conto abre com uma referência imediata a Castela. Ora, quem escreveu a introdução que precede o conto meteu os pés pelas mãos e tratou Segóvia como cidade... portuguesa. E eu ri.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.