domingo, 3 de janeiro de 2021

Charles Nodier: Os Demónios da Noite e Outros Contos

Há leituras de que se sai com uma ideia muito sólida sobre se foram ou não do nosso gosto. Livros existem que recebem muito claramente o rótulo de "gostei" ou de "não gostei". Mas há outros cuja avaliação final é mais ambígua, ambivalente ou incerta. E, para mim, este Os Demónios da Noite e Outros Contos (bibliografia) de Charles Nodier pertence claramente ao segundo grupo. Porquê?

Porque os contos que constituem este livro têm características que me agradam bastante, quase todos, e ao mesmo tempo também as têm que me desagradam muito, salvo algumas exceções. Nodier escreve muitíssimo bem, e isso agrada-me, obviamente. Escreve bem o suficiente, na verdade, para que deva bastar a qualidade puramente literária do texto para que o livro agrade àqueles leitores para quem isso chega. São muitos. Eu não sou um deles: acho-a um fator importante, sim, mas apenas um fator entre vários outros. E é nestes outros que se encontra o que me desagrada.

Quem frequenta a Lâmpada com alguma regularidade já deve saber que sofro de uma certa alergia aos exageros sentimentais do romantismo literário e Nodier, embora não tenha sido um escritor romântico foi também um escritor romântico. Nem todos os contos que compõem esta compilação são contos românticos, mas há vários que são e, quase invariavelmente, foram esses os contos que menos me agradaram.

Além disso, tenho vários motivos para não nutrir grande apreço por ficções de fundo cristão, tendendo a achá-las previsíveis e por conseguinte chatas. Ora, Nodier parece ter sido religioso ao ponto de se poder chamar-lhe beato, e várias destas histórias têm profundas raízes nos preceitos cristãos. Algumas incluem divagações teológicas que pouco ou nenhum interesse me despertam. Outras seguem tão fielmente preceitos que qualquer pessoa integrada em sociedades em boa medida formatadas por alguma forma de cristianismo conhece de trás para a frente, que pouca surpresa contêm.

Por outro lado, quando as suas histórias são boas, são muito boas. Há nesta compilação contos excelentes, lado a lado com outros que só li a custo. Tenho a certeza de que outros leitores haverá para os quais cada uma destas histórias é um acepipe raro, mas eu saí da leitura com uma opinião bastante dividida. Reconheço muita qualidade a Nodier, gostei muito de alguns dos seus textos, mas não posso dizer o mesmo do livro como um todo.

Eis o que achei de cada conto ou novela:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.