sábado, 2 de janeiro de 2021

Patrícia Lameida: Legisreia

E não muito depois de nos oferecer um dos melhores contos de todo o volume, a parte portuguesa deste livro oferece-nos um dos piores, por intermédio de Patrícia Lameida, mais uma candidata a Eça. Legisreia (bibliografia) é um texto perfeitamente banal, que se limita a regurgitar as conversas de café contra os políticos, os funcionários públicos e os advogados, de uma forma levemente mais sofisticada do que é comum encontrar-se nos cafés propriamente ditos. Pior: nem sequer se enquadra bem no espírito geral do Almanaque.

A doença aqui inventada é uma tendência patológica para dar ordens e criar regras, que Lameida nem começa propriamente a descrever, contentando-se com menções a algumas personalidades e categorias de pessoas afetadas por ela. Fá-lo numa prosa competente, o que é o único aspeto positivo que descortino neste texto, mas fá-lo sem imaginação nem verve, o que até é pena porque algumas personagens que ataca até merecem o ataque. Convém é que ele seja bem feito, que tenha graça (e Lameida não tem), que seja imaginativo (e Lameida não é).

Este texto é bastante fraco.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.