terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Raul Brandão: O Mistério da Árvore

E lá aconteceu outra vez: uma antologia, esta, a repetir histórias já lidas noutra antologia. Este O Mistério da Árvore (bibliografia), de Raul Brandão, consta da Antologia do Conto Fantástico Português, lida por mim há quase uma década. Sobre o conto falei aqui. E falei bem; não tenho agora grande coisa a acrescentar, salvo talvez ter gostado menos do conto aquando da releitura do que quando o li nessa época, provavelmente devido a sentir algum cansaço do jeito popular de contar histórias. Tenho lido muitos contos populares nos últimos anos e, por mais que me interesse lê-los e perceber de onde vêm muitas das características da fantasia, do horror e de outros géneros, a repetição deixa as suas marcas. Agora, ao reler esta história de Brandão, aborreceu-me um pouco ter reencontrado nela muitos clichés. Mas a prosa continua de primeira água e isso compensa muita coisa.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.