sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Mia Couto: Mulher Roxa em Vestido Laranja

Mais um conto sem fantástico dentro, este Mulher Roxa em Vestido Laranja é uma daquelas histórias que Mia Couto usa para criticar coisas da sociedade moçambicana do tempo em que as escreveu: a burguesia emergente, os novos-ricos enriquecidos à sombra do partido dominante, dos cargos e da corrupção que com eles chega, etc.

A protagonista, a "mulher roxa em vestido laranja" é mulher de um homem importante. E ser mulher de um homem importante tem duas consequências: ele traz-lhe sempre presentes quando regressa de alguma das suas múltiplas viagens e ela própria é uma mulher importante. Tudo bem enquanto está bem. O problema é que ele um dia regressa com um lindo vestido cor de laranja, que ela rapidamente enverga, vaidosa, e sai porta fora para o mostrar à vizinhança. E o problema é?, perguntarão. Bem...

O problema é que a cor do vestido é precisamente a mesma da das batas das limpadoras de ruas e a mulher vê-se confundida com elas. Caldo entornado, raios, coriscos, trovões, evidentemente. E o conto lá vai, divertido e irónico em variante corrosiva. Eu prefiro quando Mia Couto mergulha no fantástico, é certo. Mas isso não quer dizer que desgoste de quando não o faz.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.