quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Mia Couto: A Lição do Aprendiz

Neste livro, e na verdade em tudo o que escreve, Mia Couto ora mergulha no seu fantástico cheio de poesia, ora sai dele para um realismo igualmente cheio de poesia. Sendo eu quem sou, costumo gostar mais de quando mergulha no fantástico do que de quando não o faz, mas isso não quer dizer que não goste destas últimas histórias.

Histórias como A Lição do Aprendiz. Uma história sobre a guerra civil moçambicana, cujo protagonista é um miúdo que chega um dia a casa de um tio trazendo a notícia de que a guerra o deixara órfão. O tio, barbeiro, acolhe-o e põe-no a aprender o seu ofício. Mas o miúdo não se interessa. O que lhe chama a atenção, como o barbeiro acaba por perceber, são as coisas estragadas. Chamam-lhe a atenção e a vontade de as consertar, e o talento que ele tem para o fazer é óbvio.

O tio entusiasma-se, vê uma oportunidade de negócio, propõe sociedade ao rapaz, uma oficina de consertos. Mas a lição que este lhe dá é a recusa, pois o que ele quer é consertar o que está mal na terra de onde viera. O que está mal o suficiente para o ter deixado sozinho no mundo. A guerra, no fundo.

Sim, é outro conto muito bom de Mia Couto.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.