domingo, 17 de janeiro de 2021

Mário de Carvalho: O Tombo da Lua

O Beco das Sardinheiras é um beco lisboeta saído da imaginação de Mário de Carvalho e situado algures entre Alfama e a Mouraria, onde sucedem os mais fantásticos e humorísticos sucedidos. Já tinha tomado contacto com ele aqui há anos, quando li a Antologia do Humor Português, a qual inclui três dos textos que o autor escreveu sobre o Beco. Incluindo este, O Tombo da Lua (bibliografia). E a opinião que hoje me deixou é precisamente aquela que me deixou há sete anos e picos. Voltei a gostar bastante, sim senhor.

A diferença, pequeníssima, provém de ter agora relido o conto pouco depois de ter lido o conto do Mário Zambujal de que falo aqui, e por isso me ter apercebido de que há qualquer coisa de Zambujal neste beco de Mário de Carvalho. Ou, o que talvez seja mais provável, de que há semelhanças entre as obras de um e de outro porque o material de base é praticamente idêntico.

Às vezes a forma como lemos o que lemos é influenciada por aquilo que acabámos de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.