quarta-feira, 26 de junho de 2019

Ana Alves Oliveira: Aniversário

Os três ou quatro que costumam ler o que aqui se escreve já deverão saber que há algumas coisas que decididamente me desagradam na literatura, e que uma dessas coisas é encontrar nela fiozinhos demasiado óbvios a tentar laçar e depois manipular os sentimentos do leitor. Não só essa falta de jeito me deixa imune ao impacto sentimental que se pretende atingir, como me irrita. E é principalmente por isso que este Aniversário é o primeiro conto deste livro de que decididamente não gostei.

Ainda por cima, Ana Alves Oliveira resolve contar uma história americana já contada milhares de vezes por autores que a conhecem melhor e mais de perto: a história de um veterano de guerra, no caso a do Afeganistão, que regressa traumatizado e mergulha no alcoolismo e na mendicância. Não a escreve mal, o trabalho da língua é em geral correto, e os flashbacks (num conto destes convém ser em inglês) estão razoavelmente bem inseridos na narrativa, mas todo o conto soa a falso, a coisa feita artificialmente para puxar ao choradinho. Não. Assim, não.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.