sexta-feira, 7 de junho de 2019

Rosário Carvalhosa: A Porta Verde

Quando peguei no livro cuja capa apresento aqui ao lado e decidi trazê-lo para casa, fi-lo motivado principalmente por uma curiosidade: será que entre estes contos haverá algum relacionado com a literatura fantástica? E, ao primeiro conto, pimba, cá está.

(Foi isso e o preço: 2€)

Rosário Carvalhosa, como de resto todos os autores aqui incluídos, segundo se depreende do prefácio do organizador da antologia, é estreante nestas andanças. E não se sai mal da estreia, pesem embora algumas fragilidades aqui e ali. A Porta Verde é um conto interessante de fantástico rural, contado sob múltiplos pontos de vista, os quais incluem não só pessoas como também objetos e umas criaturinhas mágicas chamadas "gafanas". E esta parte mais narrativa do todo está francamente bem conseguida, incluindo elementos de narrador pouco confiável, mudanças de entendimento sobre os factos com a mudança dos pontos de vida, etc.

Esta história, que tem quase um tom infanto-juvenil mas não o é declaradamente, e mesmo com a pequena mancheia de fragilidades que revela, anuncia boas coisas para as histórias subsequentes. Veremos se o anúncio se concretiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.