quarta-feira, 26 de junho de 2019

António Pedro Saraiva: Das Visitações

Já tivemos contos inspirados em Borges, em Carroll, nos Grimm (ou talvez na Disney), e eis que temos mais um conto com inspiração em... Borges. Mais que inspiração, na verdade, pois deste conto de António Pedro Saraiva pode-se dizer com propriedade que merece por inteiro o título de pastiche.

Infelizmente para o leitor que sou, não é um pastiche dos contos borgesianos que mais me agradam, mas dos que menos me agradam. De novo, tal como acontece com a Aventura Borgiana do Nuno Fonseca. De resto, são vários os pontos de contacto entre as duas obras. Das Visitações (bibliografia) também é um pseudofactual que usa Borges e/ou a sua obra como fio condutor. Aqui, temos um pseudoensaio académico sobre um manuscrito místico de um tal Cícero Pendragon, que terá sido descoberto por Borges durante investigações que o argentino teria levado a cabo.

Não tendo gostado por aí além deste conto, porque é raríssimo eu gostar por aí além de pseudofactuais, sejam eles quais forem e escritos por quem forem, devo dizer que Saraiva foi bastante eficaz no seu pastiche. Nesse sentido, o conto é bastante bom. Lê-se praticamente como um pseudofactual do próprio Borges, com a linguagem ensaística e a mistura de erudição e referências, umas falsas outras verdadeiras, que os caracterizam, e logra semear na mente do leitor a dúvida sobre se o que está a ler é ficção ou não ficção. Eu não gostei lá muito, mas o autor está de parabéns.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.