sexta-feira, 7 de junho de 2019

Italo Calvino: História de Orlando Louco por Amor

Nesta História de Orlando Louco por Amor, Italo Calvino dificulta um pouco mais o desafio a que se propôs, usando a técnica de contar histórias através das cartas de tarot para fazer referência direta a uma obra célebre da literatura medieval italiana, o épico de Matteo Maria Boiardo Orlando Innamorato.

E sai-se muito bem da empreitada, tecendo uma história de amor e violência e cavalaria medieval, que pelo que sei é fiel à obra de Boiardo, ainda que certamente não a todos os seus pormenores. Não haverá aqui muita criatividade na elaboração do enredo, mas ela é enorme na forma de adaptar uma mão de cartas a esse enredo e de o contar através dessa mão de cartas. Se é certo que algumas das histórias que já ficaram para trás não me impressionaram lá muito para além da prestidigitação do tarot como instrumento narrativo, não posso dizer o mesmo desta. Esta impressionou-me mesmo.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.