sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Rui Zink: Um Romance

O Rui Zink é dos raros autores portugueses profundamente envolvidos com o meio literário "bem-pensante" (aspas importantes, estas) que mostra uma atitude absolutamente despreconceituosa (e despretensiosa) para com os géneros, movendo-se entre eles e fora deles com o à-vontade de alguém que não quer saber de rótulos e escreve o que lhe apetece como lhe apetece, com a única justificação de que fazê-lo lhe apetece. Muito por isso, é sempre com interesse e sem saber o que esperar que pego num texto dele. Por vezes, como seria sempre inevitável, não gosto muito; de outras vezes gosto bastante. Este Um Romance fica mais perto da primeira opção do que da segunda.

Não é um romance no sentido literário do termo, claro. Esta coleção é de contos, na sua maioria bastante breves, e este texto não é exceção, ainda que haja outros mais breves. Mas é sobre um romance.

Ou, mais precisamente, é sobre um romance que corre mal. E sobre as palermices que tantas vezes fazemos no campo das relações sentimentais.

Tudo é narrado por alguém que é alheio à história, e esta é meio observada, meio imaginada. Num restaurante, o narrador observa uma refeição que parece ter sido preparada pelo homem da relação para lhe pôr fim. Por insegurança, segundo quem observa tudo. Por medo. E Zink, em modo romântico (não me refiro aqui à corrente literária, atenção), usa a história como que para pedir desculpa pela palermice masculina, pela falta de jeito masculina, pela incapacidade masculina para fazer o que é correto na altura certa. A mulher da relação (do romance) pouco mais é que mera espetadora perplexa de um desastre em câmara lenta.

É um conto razoavelmente ternurento, bem escrito e bem feito, mas não me deixou particularmente satisfeito com a leitura. Gostei, não posso dizer que não tenha gostado. Mas não muito.

4 comentários:

  1. feliz ano novo aqui do brasil, que purga os retumbantes efeitos de uma má escolha!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço ao Jorge Candeias a leitura crítica, que para mim parte de um cais essencial: a benevolência. Depois, claro, a benevolência tem limites e uma pessoa tem de ser honesta. Por acaso concordo (mas mesmo que não concordasse), é um conto não lá muito conseguido. Talvez um dia lhe dê uma volta. Agradeço muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada.

      Ou talvez seja mais apropriado dizer obrigado eu.

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.