domingo, 26 de janeiro de 2020

Graça de Sousa: Os Monstros da Ilha da Culatra

E de repente, um conto que me parece bom. Mesmo bom, isto é, melhor que bonzinho, ainda que não chegue a muito bom. Graça de Sousa escreve razoavelmente bem, para começar, quase sem aquelas fragilidades que se encontram num quinhão considerável dos outros contos deste livro, e além disso conseguiu construir uma história interessante, sensível e do tamanho certo.

A história gira em volta de um velhote e do seu filho. Os Monstros da Ilha da Culatra (bibliografia) são vistos pelo velhote, no mar, ao largo da ilha da Culatra, durante umas férias algarvias; coisas gigantescas, reptilianas, que o velhote avalia como dinossauros. Mas sabe que ninguém acredita nele, sabe que o têm na conta de velho taralhouco, pelo que se cala. Até que no fim das férias se abre junto do filho. E este aceita a conversa melhor do que ele esperava, por motivos que não compreende mas de uma forma que o alegra.

E no fim há um desfecho surpreendente que explica esses motivos e coloca esta história no campo do fantástico todoroviano, o tal que exige que fique a pairar a dúvida sobre se o insólito que irrompe pelo quotidiano tem ou não uma explicação natural, mesmo que neste caso essa explicação se faça mais provável do que a que não o é. Esta é das melhores histórias que o livro contém até agora.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.