domingo, 26 de janeiro de 2020

Nathaniel Hawthorne: O Jovem Goodman Brown

E por falar em ficção com conteúdo e uma ideologia muito clara, eis um conto de um grande, Nathaniel Hawthorne. O Jovem Goodman Brown (bibliografia) é um libelo acusatório e puritano contra a fraqueza humana, sempre pronta a cair em pecado, e também contra a hipocrisia. Goodman Brown é um jovem recém-casado (com uma mulher chamada Faith, não por acaso) que parte para a floresta a fim de aí ser iniciado numa misteriosa cerimónia religiosa, deixando a mulher em casa apesar de esta lhe pedir para não ir. Durante o trajeto, e ainda mais quando chega finalmente ao seu destino, o jovem mergulha numa espécie de crise existencial, procurando e reavaliando a verdade de si próprio, e também dos seus conterrâneos, dos mais reles aos mais reputados.

É que a cerimónia pertence a um culto satânico, presidido pelo demónio em pessoa, e nela participam praticamente todos os habitantes da cidade, incluindo os mais respeitados proprietários e comerciantes e o pastor. E também a mulher dele, Faith.

É um conto bastante bom, este, até porque Hawthorne consegue manter até quase ao final a dúvida sobre o caminho que o jovem Goodman vai escolher: juntar-se a toda a gente, porque afinal de contas, se pessoas boas e respeitadas estão ali, quem é ele para não estar?, ou renegar tudo aquilo, voltar costas, manter a pureza e voltar para casa, quer o faça acompanhado da mulher quer não. E isso apesar de as opiniões do autor escorrerem sobre a obra sem qualquer peia, com absoluta clareza. Hawthorne não perde tempo a tentar esconder as suas ideias por trás de um "senso comum" que por vezes corresponde a uma genuína incompreensão de que ele não é mais do que fruto dos preconceitos e ideias feitas do autor e outras é fruto de hipocrisia e por vezes de cinismo. Hawthorne não; Hawthorne dispara para todos os lados para onde julga dever disparar e não quer saber se alguém se sente atingido. E fá-lo bem. Digo-o eu, um ateu, cujas ideias estão em grande medida nos antípodas do puritanismo do velho americano.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.