domingo, 5 de janeiro de 2020

Leiturtugas da semana #48

Então bem-vindos a 2020... espera. Quê? Ainda há coisas de 2019 a falar? Oh pá. Vá, pronto.

OK, vejamos. Ah. Sim. Então isto nas Leiturtugas até ao lavar dos cestos foi vindima, e nos últimos dias do ano ainda apareceu mais uma opinião. Foi a Carla Ribeiro a encerrar a sua participação de 2019 e a cumprir os mínimos das Leiturtugas (depois de ter começado pelas leiturtuguinhas), falando de mais um livro de fantasia publicado pela Chiado: O Eleito da Luz, de Martinho da Rocha.

Pronto. Está? OK. Então vamos lá.

Então bem-vindos a 2020, e bem-vindos a mais um ano de Leiturtugas!

No ano passado, feitas as contas, acabámos por ter quatro participantes a não cumprir os objetivos. Dois deles nem chegaram a começar, e estão provisoriamente fora da lista que inicia o ano, porque vou partir do princípio de que não têm interesse em participar este ano. Se tiverem, basta avisar. Os outros são o Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction e o Ideias de Leitora. Quanto aos oito participantes restantes, cumpriram, e a maioria com grande folga.

Portanto a lista que inicia o ano é:

- A Lâmpada Mágica (Jorge Candeias);
- As Leituras do Corvo (Carla Ribeiro);
- Ideias de Leitora (Maria) - Leiturtuguinhas;- Intergalactic Robot (Artur Coelho);
- O Blog do Jauch (Eduardo Jauch);
- O Prazer das Coisas (Tita (Patrícia Rodrigues));
- O Senhor Luvas (Marco Lopes);
- Rascunhos (Cristina Alves);
- The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction (coletivo);
- Words à la Carte (Nights);

(Nota a mim próprio: não esquecer de atualizar a página do projeto)

E agora, NOVIDADES.

Estou a pensar fazer uns sorteios de livros portugueses pelos participantes. Ou por outra: vou fazer de certeza um; os outros dependerão da adesão de outras pessoas. No início de abril sortearei um exemplar do meu primeiro livro, Sally, entre quem estiver a participar na altura. Depois, a ver vamos. Se houver editoras e/ou autores interessados em participar em sorteios semelhantes, contactem-me. Parece-me que seria interessante termos um sorteio destes por semestre.

O sorteio será ponderado e não escolherá apenas um vencedor, mas terá como resultado uma lista ordenada de potenciais vencedores.

Explicando: cada participante terá a ponderação do número de meses de participação no projeto (quem estiver nas leiturtuguinhas conta por metade). Depois, será calculado um resultado segundo a fórmula:

nº meses * aleatório

Por fim, os participantes serão ordenados segundo o resultado, do mais elevado até ao mais baixo. Isto permite que os participantes mais antigos tenham vantagem (porque o nº de meses é maior) mas caso os números aleatórios (entre 0 e 1) que lhes calharem forem muito baixos e os dos participantes mais recentes forem bons, estes têm todas as hipótese de ganhar. Além disso, um vencedor pode recusar o prémio — se já tiver o livro, se não tiver interesse nele, etc. — e nesse caso transfere-se para o seguinte da lista, e desse para o seguinte e por aí fora.

Neste momento a ponderação da Lâmpada Mágica e do Intergalactic Robot é 13, do Words a la Carte é 9, do Ideias de Leitora 6, do Portuguese Portal 4 e a dos restantes é 12. Fiz agora um teste à coisa e deu a lista seguinte:

- O Prazer das Coisas (Tita (Patrícia Rodrigues)) - 11,15
- Rascunhos (Cristina Alves) - 8,92
- A Lâmpada Mágica (Jorge Candeias) - 8,18
- O Blog do Jauch (Eduardo Jauch) - 6,78
- Ideias de Leitora (Maria) - 4,87
- As Leituras do Corvo (Carla Ribeiro) - 4,86
- Intergalactic Robot (Artur Coelho) - 3,65
- O Senhor Luvas (Marco Lopes) - 3,35
- The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction (coletivo) - 1,89
- Words à la Carte (Nights) - 0,09

Ou seja: funciona. Se fosse a sério, o livro iria para a Tita, se ela não quisesse, para a Cristina, se ela não quisesse, para mim, eu não quereria de certeza portanto iria para o Jauch, e por aí fora. O Artur, que tem uma das ponderações mais elevadas, teve azar no número aleatório e ficou cá para baixo, portanto essa parte também funciona. No início de abril será a sério.

2 comentários:

  1. Vou continuar a participar e espero ler mais FC do que em 2019. Vamos ver como corre ;)

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.