quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Maria João Santos: O Segredo de Eliana

É curioso constatar que, pelo menos na altura em que este livro foi concebido e construído, na mente de um quinhão considerável de candidatos a autores a expressão "conto fantástico" é equivalente a "conto de horror", e isto apesar de o horror ter há largas décadas uma presença bastante minoritária na produção literária portuguesa, mesmo se a restringirmos à ficção fantástica vista como grande termo englobador de tudo quanto seja literaturas não realistas ou mainstream. Provavelmente serão resquícios do gótico oitocentista; parece que muita gente ignora toda a produção literária do século XX.

Vem isto mais ou menos a propósito de mais um conto de horror de fundo cristão — um bocadinho a atirar para o beato, na verdade — inspirado pelo espetáculo macabro das capelas dos ossos (há várias espalhadas pelo país). A protagonista de O Segredo de Eliana (bibliografia) tem um segredo antigo que não pode revelar a ninguém, nem mesmo ao marido, e isso vai causar uma série de problemas de cariz sobrenatural, relacionados com uma bruxa má. Maria João Borges dos Santos não escreve mal, se descontarmos algum pendor para a adjetivação em excesso, mas a verdade é que esta sua história é algo banal e, em parte por vir na sequência de tantas outras histórias com tantas semelhanças com ela, se torna cansativa ao ponto de eu ter terminado a leitura com um encolher de ombros de indiferença. A culpa será menos dela do que de quem organizou a antologia, mas as coisas são como são.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.