quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Luís Miguel Cascales: Corvos e Lobos

Este é um conto que me agradou um pouco mais do que tem sido hábito nestas histórias. A princípio não. A princípio parecia mais uma banalidade absoluta, com uma natureza já desvendada integralmente pelo título de Corvos e Lobos (bibliografia), um daqueles contos de adolescente gótico e metaleiro que há por aí aos pontapés, servido por um português pouco entusiasmante, cheio de seus, suas e eus frequentemente desnecessários, como quem traduz do inglês sem saber bem o que faz, e com inconsistências no tempo narrativo, que ora está no passado, ora no presente, sem que nada o justifique.

E é tudo isso, claro, o que impede o conto de ser bom. Mas Luís Miguel Carretas Cascales consegue contar a sua história no espaço que tem disponível sem deixar que ela pareça apressada, e sobretudo introduz no final um plot twist bastante bem feito e que faz pleno sentido com algo deixado no ar no princípio do conto. E isso impede o conto de ser mau. Com uns anos a apurar a escrita, este é autor que poderia vir a ter o seu interesse.

Textos anteriores deste livro:

1 comentário:

  1. Obrigado Jorge, pela parte que me toca.
    Eu sempre achei importante numa história que um personagem deveria sempre lembrar-se de onde ou pelo que veio para encontrar algo com sentido no final do percurso.

    Cumprimentos

    Luís Cascales

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.