domingo, 24 de maio de 2020

António Bettencourt Viana: Dois Sóis Para um Planeta Azul

E eis que logo a seguir a um conto que é sério candidato a pior conto do livro, aparece outro que está na competição para ser o melhor. Dois Sóis Para um Planeta Azul (bibliografia), sem perder o tom didático que é imagem de marca de António Bettencourt Viana (ou pelo menos deste livro em concreto), é uma história de amor movida a efeitos relativísticos francamente interessante.

Trata-se de uma daquelas histórias de ficção científica que têm como cenário o envio de naves de colonização para planetas que giram em volta de outros sóis, próximos à escala cósmica, mas longínquos à escala humana. Nesse cenário, o protagonista é alguém que se apaixona por uma mulher que parte numa dessas naves. Não há aqui viagens mais rápidas que a luz: Viana cinge-se ao que é possível à luz do nosso conhecimento da física e de uma tecnologia que poderá não estar muito distante. Mas há efeitos relativísticos, pois as naves aceleram até perto da velocidade da luz, dilatando significativamente o tempo de bordo. E isso vai influenciar diretamente o enredo.

É que anos mais tarde ele parte também rumo ao mesmo planeta. Numa nave mais moderna, aperfeiçoada. Mais rápida, mesmo que não muito. O suficiente, no entanto, para que, embora ele fosse mais velho que a mulher antes de ambos partirem (o que contribuiu para que ela não tivesse qualquer relutância em deixá-lo para trás), ao chegarem, com poucos meses de diferença, ele é mais novo.

Como veem, este é um conto bastante interessante, muito embora coisas semelhantes já tenham sido escritas, e por vezes melhor, por outros autores. Mas não portugueses. No tão rarefeito ambiente povoado pelas escassas obras portuguesas de FC hard, este conto é digno de nota.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.