sexta-feira, 29 de maio de 2020

Susana Fonseca: O Chá Fantástico

A ideia para este conto — um dos textos das pessoas que colaboraram na estruturação da antologia, i.e., "extra-concurso", como eles dizem — parece ter sido algo como "vamos lá a ver se eu consigo juntar todas as facetas do fantástico num conto só e deixá-lo interessante". É um desafio curioso mas bastante complicado de fazer bem porque existe alguma tensão, ou pelo menos alguma compatibilidade problemática, entre os vários géneros de que se compõe o fantástico. E de facto, em parte por isso, Susana Fonseca só conseguiu fazer um conto entre o razoável e o bonzinho.

O Chá Fantástico (bibliografia) tem pelo menos uma qualidade que nem sempre se encontra nestas páginas: está bem escrito. A história que conta é que não me pareceu das mais interessantes, ou até das mais bem construídas. É a história de um homem que recebe um convite inesperado, um pouco à Willy Wonka, para um chá very British. Com uns conhecidos. Aceita, lá vai, mas depara com coisas bem diferentes das que esperava. Há um tom juvenil em tudo isto, mas sem protagonistas jovens, há vampiros e ETs à mistura e um final surpresa que é ao mesmo tempo esperado e mal explicado. O resultado... enfim, não é mau. Mas não me satisfez.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.