sexta-feira, 1 de maio de 2020

Mia Couto: A Sombra Sentada

Duas histórias, particularmente quando tão curtas como estes textos a que Mia Couto chama crónicas, são muito insuficientes para se reconhecer um tema geral numa compilação que reúne quase cinquenta, mas há algo em comum entre esta A Sombra Sentada e a história que abre o livro: os fantasmas da guerra.

Aqui, no entanto, não surge nada de realmente sobrenatural; os fantasmas são mais ausências do que propriamente fantasmas, as premonições não o são, propriamente, são mais palpites. O narrador é alguém que vai em busca de um velho amigo, guarda de passagem de nível reformado, cuja tristeza é já não ver passar os comboios. Porquê? Porque a guerra os tinha transformado em alvos, impedindo-os de circular. E é essa tristeza, e em consequência a própria guerra e a devastação que ela causa, que funciona como tema da história. Tudo com a delicadeza e a poesia que são timbre de Mia Couto. Bastante bom.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.