quarta-feira, 20 de maio de 2020

Som: O Abduzido

Histórias de raptos por alienígenas são uma espécie de lenda urbana tão prevalente, em especial nos Estados Unidos, que foram chegando a tudo quanto foi cultura de massas ao longo da segunda metade do século XX, influenciando-se umas às outras até gerarem um padrão razoavelmente uniforme no que toca ao que acontece, com que tipo de intervenientes, e em que sequência. Em Portugal não há muito o hábito de se criar FC com base nessas histórias, embora não seja inaudito, mas no Brasil a FC ufológica está bem desenvolvida, ainda que de uma forma geral a sua qualidade deixe bastante a desejar (na verdade, até nos EUA a qualidade de muita FC ufológica deixa bastante a desejar). Assim, não é surpresa que este continho ufológico venha do Brasil.

O grande problema é que o grau de originalidade deste O Abduzido (bibliografia) é zero. Quase há mais originalidade no pseudónimo de Som, que o autor escolheu para assinar, do que na história propriamente dita. Quem já tenha tomado contacto com alguma história de rapto por ET sabe precisamente o que se encontra neste pequeno texto, e não é o facto de Som o ter transplantado para a Bahia que altera alguma coisa. Bastaria meia dúzia de pequenos ajustes e passar-se-ia no Kansas sem o menor problema.

Some-se a isso um português que não é dos melhores e o resultado é mais um conto bastante fracote.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.