sexta-feira, 29 de maio de 2020

Andrés Díaz Sánchez: Las Puertas del Valhalla

Há autores que acham que para escreverem uma história épica precisam de usar uma linguagem épica, tonitruante, carregada de palavreado cujo único propósito é atirar à cara do leitor que aquilo é uma história épica, portanto que faça o favor de a ler assim. Outros, mais subtis, preferem descomplicar e deixar o épico da história na história propriamente dita. E eu tendo a detestar os primeiros e a gostar bastante dos segundos.

Infelizmente, Andrés Díaz Sánchez, pelo exemplo lido, é dos primeiros. Las Puertas del Valhalla é uma daquelas histórias movidas a heroísmo guerreiro, sobre um viquingue que morre em combate e por isso vai tentar conquistar o seu lugar no Valhalla, ou pelo menos no exército que defende as portas do sítio contra o contínuo assalto das hostes infernais, cumprindo uma missão impossível no submundo. E como se não bastasse o constante estrondear de trombetas heroicas na história propriamente dita, Sánchez resolve carregá-lo ainda mais com uma prosa que chega a ser ridícula de tão empolada.

Não terei propriamente detestado esta história; não chegou a tanto. Mas não gostei nada dela. Mesmo nada.

Conto anterior desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.