sábado, 9 de maio de 2020

Daniel João Sousa: Casa Assombrada

Mais um autor que resolveu (ou alguém resolveu por ele) assinar com o nome completo. Diverti-me com isso no início deste livro, mas há já algum tempo que não me aparecia nenhum nome longo entre os pseudónimos e as combinações simples de nome+apelido que têm dominado nos últimos tempos. Daniel João Santos Sousa tem pelo menos a vantagem de o seu nome não ser daqueles que parecem nunca mais acabar; quatro palavrinhas e está a andar. E tem outra vantagem relativamente a muitos outros dos autores desta parte do livro: só tem de perder alguns vícios para conseguir escrever bem.

Casa Assombrada (bibliografia) é um pastiche de conto oitocentista, mais um, uma história anacrónica e hiperadjetivada, carregada de velhos clichés sobre... bem... casas assombradas. É inútil descrever a história: já todos a lemos, já todos assistimos a ela em inúmeros filmes e séries de TV. Não há aqui originalidade alguma. Mas há pelo menos um português que, depois de passar pela máquina desadjetivadora, pode tornar-se agradável de ler. E precisa mesmo de passar por ela, que como está é uma tal floresta de adjetivos desnecessários que torna difícil ver-se a qualidade que tenta respirar por baixo. Se o autor quiser e conseguir libertá-la, pode vir a produzir coisas interessantes. Esta não o é.

Textos anteriores deste livro:

1 comentário:

  1. Fui eu o autor. Tinha 16 anos quando escrevi isso. Evidentemente longe estava de ter desenvolvido o estilo ou ter alguma maturidade (pelo menos para ser levado a sério neste campo da literatura). Até a mim causa confusão quando leio textos antigos que hoje reconheço como ridículos. Escrevi por diversão apenas e sem ambições literárias. Confesso que me deu vontade de rir a análise (um bocado exagerada para algo tão efémero como foi esse texto de há mais de uma década). Não sabia que ainda havia pessoas a perder tempo com estas leituras. Já nem eu próprio me lembrava de tal coisa. Mas fico feliz por alguém ainda perder tempo a ler os meus textos da adolescência. Muito obrigado. Assinado, Daniel Sousa

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.